sábado, 2 de maio de 2009

reproduçao do kinguio


Como vocês já devem ter notado sou um tarado por aquarismo em geral, hehe, mas uma coisa me fascina e muito, são os KINGUIOS, sou louco por esses animais, tenhu dezenas deles no meu laguinho e em aquário, achu que isso se deve por que comecei no aquarismo por causa deles, pois sempre passava em frente de uma loja onde tinha um aquário de peixes de aágua fria, onde eu perdia várias horas admirando. A sua variedade e graça ao nadar são as coisas que mais me fascinam, o Kinguio te passa uma paz imensa e o melhor de tudo é que sua reprodução é muito fácil de ser conseguida, por isso vou postar aqui como reproduzir Kinguios, em homenagem a estes animais fabulosos.

A REPRODUÇÃO

É nesta época que você vai conseguir distinguir o macho da fêmea, o macho normalmente é menor, mais magro, possui nadadeiras mais ásperas, ele também tem alguns nódulos nas nadadeiras peitorais, brânquias e cabeça. Outra característica marcante é que o macho esta sempre em perseguição à fêmea.
As fêmeas geralmente são maiores e mais volumosas e na época da reprodução, quando as ovas amadurecem, o ventre fica mole e volumoso.
Conseguir a reprodução destes animais em aquário não é tão complicado como você pode pensar, claro, o recomendado seria um tanque com uma boa capacidade de água, mas no aqua se consegue ótimos resultados. O esquema é o seguinte, os Kinguios se reproduzem entre a primavera e o verão e atingem a maturidade sexual com 1 ou 2 anos de vida, mas nada impede que se reproduzam antes disso, vale das condições de espaço e qualidade da água. Em um aquário de 80 litros, sem substrato, somente com aeração e filtragem e algumas plantas de superfícies com raízes, como alface- d’água por exemplo, coloque 2 machos e uma fêmea ou uma média de 2 a 3 machos para cada fêmea, um ph de neutro a levemente alcalino(sempre criei em ph 7,2) e uma temperatura de 20ºC à 25ºC, pronto, ofereça uma boa alimentação e espere, o momento da desova será facilmente percebido, pois os peixes ficam agitados e os machos começam a perseguir a fêmea próximo a raízes das plantas flutuantes, onde ela libera aproximadamente 800 óvulos, assim que este ciclo terminar, retire os peixes adultos, para eles não comerem os óvulos. Cerca de 10 dias depois da desova, nascerão os alevinos, que ficarão em uma espécie de “fio” na vegetação, com 15 dias já medem 2,5cm e já podem ser alimentados com dáfnia, antes disso alimente-os com infusórios e gema de ovo cozido, até completarem 2 meses, daí já podem ser considerados adultos na questão alimentação. Antes de tudo isso, você deve montar toda uma estrutura para receber os alevinos, fale com as lojas da sua cidade e ofereça os pequenos, certamente você conseguirá vende-los, mas tenha tudo certo antes mesmo da reprodução, pois imagina quando essa tropa nasce, onde vão ficar e o que vão comer, é um gasto enorme, ok!!!! A reprodução de Kinguios é um passatempo excelente, uma verdadeira terapia!!!! Um abraço...

Um comentário:

  1. Nossa eu amo essa espécie de peixe eu tenho dois deles mas eu queria saber se eu podia reproduzir eles,pois eu tenho um grande e um pequeno.

    posta a resposta por favor!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.