ÍCTIO, ou doença dos pontos brancos.
Nesta época do ano, outono, inverno, devemos tomar muito cuidado com o aparecimento do ictio ou ictioftiríase...
Isto porque ele se aproveita das quedas de temperatura rápidas que o clima proporciona .
O agente causador é um protozoário que se locomove impulsionado por cílios vibráteis. Tem o nome de Ichthyophthrius multifiliis.
Como se nota , é muito "h" para um bichinho de uma só célula mas que causa grandes estragos , sendo responsável por desastres no aquario de quem não toma os devidos cuidados.
Ele se reproduz intensamente e logo após o ataque aos primeiros peixes , todos os outros podem ser afetados devido ao elevado numero de protozoários que surgem.
Numa primeira fase se aproveita dos peixes que tiveram alguma baixa da resistência imunológica.Nesta época isto acontece com frequencia devido a quedas bruscas de temperatura da água,um veneno para a resistência dos peixes.
Estes pequenos pontos brancos podem se parecer com bolhas, (pontos brancos) no corpo, nadadeiras e rabo...
Nesta fase em que o ictio se encontra na epiderme ou entre a epiderme e a derme do peixe , ele se desenvolve. Cresce se alimentando das células dos peixes , de seu sangue , etc... levando-os a anemia , intoxicando-o , e consequente maior baixa da imunidade.
Quando ele escolhe a branquia do peixe pode levá-lo à asfixia.
Infelizmente é nesta fase , já depois de o peixe ter sido atacado que se descobre isto , pois ele começa a se esfregar contra objetos no aquario , tem os movimentos diminuidos , fecha as nadadeiras , se deita no fundo... , enfim , começa a ter atitudes que só contribuem para a diminuição de sua resistência e o enfraquece.Inclusive porque começa a se alimentar menos ou até a não comer
tratamento: . Se mantivermos a água do aquario estável em 31°C por 18 dias , estará debelado o problema. ou se preferir use labcon ictio, consulte a dosagem com seu logista.
micose: deixa a boca branca, e tufos como algodao espalhados pelo corpo.
tratamento: usar labcon aqualife, consulte a dosagem com seu logista.
bacteria: nadadeiras e rabo roidos.
tratamento: usar labcon bacter. consulte dosagem com seu logista.
Importante: nao vá alto medicando seus peixes a primeiro sinal de doença, observe bem e converse com um logista de sua confiança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.