quarta-feira, 8 de abril de 2009

montagem: agua doce

  1. Para aquários novos: Não coloque peixes antes de uma semana de funcionamento normal,pois nesse período ele está amadurecendo,criando sua biologia e bactérias benéficas aos peixes.
  2. A escolha do local para o aquário: escolha sempre um local que não bata luz direta do sol, ou de claridade acessiva, nem calor, fumaça de gordura ou cheiros muito fortes..
  3. Quantidade de peixes: uma das maiores causas de morte é a super lotação, compramos o aquário, esperamos uma semana, e pronto vamos encher de peixe,muitas vezes superpovoado- o, uma regra básica que se usa é a de 1 cm de peixe por litro de agua. Eu por exemplo costumo utilizar uma regra minha mesmo que é de peixes como: (guppy, molinesia, platy, espada...), entre outros de pequeno porte coloco 5 para cada 10 litros de agua e vem dando certo até hoje.
  4. Como calcular o volume de agua do aquário? - calcula-se o comprimento x altura x largura dividido por mil, exemplo: 100 x 45 x 50 /1000=200Litros.
  5. Tamanho do aquário: o tamanho do aquário deve ser escolhido de acordo com o que deseja dele, se vai ser de agua doce, tamanho dos peixes,quantidade de peixes (pensando em longo prazo), aconselho que comece com uma aquário de 70 á 100 litros por experiência própria, pois mão tive tal informação e comecei com 30 litros, conclusão novo no ramo... um desastre total, hoje ainda possuo esse de 30 litros montado a 1 ano e dois meses, mas vamos deixar esses para os mais experientes pois quanto maior mais fácil você conseguira ter sucesso com ele e menos manutenção exigirá.possuo hoje um de 200lts com um Óscar, um de 72lts com lebistes (guppys)e um de 30 lts com 2 molinesias dálmata, 2 prata, 2 preta,2 platy azul,e 5 neon cardinal. ensinarei como colocar peixe de agua acida em agua alcalina abaixo.
  6. É possível colocar um peixe de agua acida com de agua alcalina?- A resposta é normalmente não, mas desenvolvi uma técnica no momento só testada com neons cardinais, que consiste em coloca los em uma bacia, colocar 100ml de agua do aquário alcalina aos poucos, bem devagar, se notar algum comportamento estranho espere um pouco, mas se colocar devagar não ocorrerá, e então espere 10 minutos, repita o processo, colocando mais 100ml da agua do aqua. e mais 10 minutos, repita o processo 8 a 10 vezes para que acostumem com a agua alcalina, coloque-os de volta no saquinho com essa agua,é claro não caberá toda retire um pouco , e deixe o saquinho boiando por 5 minutos e depois solte-os, um pouco trabalhoso mas com paciência é possível.
  7. verifique o ph semanalmente: pois pode causar um desastre no aquário se não tiver sempre correto com a necessidade de seus habitantes,UMA DICA: para quem usa ph alcalino é colocar concha do mar no aquário elas deixam a agua sempre alcalina sem precisar ficar verificando e assim verifica se só uma vez por mês pra garantir.
  8. NUNCA, repito, nunca lave o aquário inteiro: nunca de vemos lavar o aquário inteiro, logo que iniciei no hooby, todo mês eu tirava os peixes para lavar as pedras que achava que estava sujas pois quando mexia nelas a agua ficava turva suja e sem informação acabava matando meus peixes, um aquário para se desenvolver e dar as condições ideais para os peixes leva de 5 a 6 meses, por isso mesmo que ache que esta sujo não lave, procure nem mexe no cascalho, somente faça trocas parciais semanais, assim aumentará as chances de seu sucesso, troque 20% da agua, aquários acima de 150lts 30%.
  9. Utilize um condicionador de agua após cada troca: deve se utilizar um condicionador para neutralizar o cloro e metais pesados existentes na agua que são tóxicos aos peixes, o melhor que conheço no momento é o ''aqua safe'' que se usa 5ml para cada 38 litros de agua ou 3 gotas por litro, o de 250 ml custa em media aqui entre 27 a 33,00$ reais.
  10. Aquecedores: muito importante pois se a agua tem variações bruscas de temperatura vem a causar doenças nos peixes até matando os, por isso aconselho que compre aquecedores com termostato, são um pouco mais caro mas melhores e eliminam esse problema pois ligam e desligam sozinhos,custam em media um de 50w de 55 a 65 reais, existem o aquecedor comum que chega a custar 10 a 15 reais, mas acredite dinheiro jogado fora, pois você tem que ficar acompanhando, liga,desliga, não pode sair de casa pra ficar de olho e mesmo assim eles causam as doenças pois não controlamos certinho onde desligar sempre ali nos, vai..27°c exemplo, sempre passa um pouco ou um pouco antes etc. O aquecedor deve ser de 1w por litro ex: 50litros 50w, pode passar até 30w acima dos litros que não faz mal, mas nunca abaixo, ex:70 litros, 1 de 100wts.
  11. Filtragem: muito importante para um bom desenvolvimento do aquário e saúde dos peixes, existem diversos tipos, filtro biológico que são aquelas plaquinhas furadinhas que vão em baixo do cascalho , o filtro externo, interno,canister etc. o mais usado, em conjunto com as placas de fundo é o externo, aconselho o tetra whisper power filter, o melhor custo beneficio, fiz esse blog para ajudar e para vendedores não enrolarem vocês como fiseram comigo, se possível compre esse não caia na conversa deles.
  12. iluminação: muito importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas no caso de um plantado, e também para melhor crescimento dos peixes e visualização da decoração, alem de inibir algas que aparecem devido a falta de luz direta no aqua e claridade excessiva do sol. Deve se usar 0.5 a1w por litro, e deixar acesa de 5 a12 horas por dia, desligando a noite pois os peixes também dormem.
  13. bomba submersa:a bomba submersa é indispensavel pois produz o oxigenio nescessario para os peixes e plantas, o calculo deve ser de 3 a 4x o volume de agua do aquario: exempl: 70 litros = 1 ou até 2 de 280L/H. Procure colocar o jato de bolhas virado para a parede do aqua, para facilitar a locomoçao dos peixes sem serem jogados contra o aqua devido a força do jato, a bomba nao nescessariamente tem que ter a manguerinha que faz sair as bolhas, embora assim joga se mais oxigenio, mas tambem se faz o oxigenio por movimentaçao da agua, (sem a manguerinha).
  14. plantas: No caso de quer colocar plantas no aquario deverá tomar alguns cuidados, colocar um cascalho mais fino, areia ou o n°2 por exemplo que é um depois da areia, para as raizes se enterrarem melhor, para plantas saldaveis deve se usar, fertilizante como o tetra flora pride, injeçao de CO2, e tambem uma boa iluminaçao de 0.5 a 1watts por litro.

Algumas plantas de medio a facil cultivo em aquarios
:

  • Musgo de java: cuidado: facil, cascalho indiferente, iluminaçao fraca, até 10cm
  • :Elódea: facil,cascalho simplese, iluminaçao forte , até 30 cm, aceita poda podendo ser feita novas mudas.
  • Ludwígia vermelha: facil, simples, forte. até 30 cm
  • Cabomba verde: cuidado medio, cascalho simples, iluminaçao media
COMO FAZER UM DIFUSOR DE CO2 CASEIRO:
O CO2 é um gás que é absorvido pela planta, por via foliar, e serve para fornecer Carbono, que é um dos principais componentes dos vegetais.Coloque um regulador de saida de ar acoplado na manguerinha para controlar a quantidade de bolhar pois acidifica um pouco a agua conforme a quantidade de CO2 diluida na agua.

Material nescessario:

1 garrafa de refrigerente PET de 2,5 litros
1 garrafa de refrigerant
e PET de 1 litro
2 metros de mangueirinha do tipo usado em compressores de ar de aquário.
1 tubinho de cola acrílica do tipo "Super Bonder"
1 tesourinha de unha
fermento biológico fresco(*)ver quantidade
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
500g de açúcar branco cristal.

(*) QUANTIDADE - caso pretenda ter uma difusão menor e mais duradoura é preferivel usar 1 grama apenas de Fermento, pois a reação se inicia mais lenta, demorando mais tempo para consumir todo açucar, e evita que o pH se altere rapidamente. E para não variar muito os niveis de CO2 o melhor seria usar 2 garrafadas concomitantemente, mas preparadas com intervalo de 7a 10dias, assim quando uma está bombando a outra está iniciando a fermentação. Com dose de 1 g chega a durar até 40 dias. Usando mais fermento a reação se torna mais rápida e dura menos, mas acidifica mais.

Veja no diagrama a seguir como funciona:















Ja terminado, registro de saida de ar (bolhas)

Devemos colocar numa jarra grande as 500g de açúcar, o fermento e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Ponha então na jarra 2 litros de água morna e mexa vigorosamente até que tudo esteja misturado, inclusive o tablete de fermento que se dissolve melhor na água quando se aperta e esfrega entre os dedos. Essa mistura logo irá começar a liberar CO2 e deve ser colocada na garrafa PET de 2,5l. A segunda garrafa contem apenas água e serve para que caso haja algum acidente, a mistura fermentada não entre em contato com a água do aquário. Serve também para que se possa contar as bolhas e fazer um calculo da taxa de liberação de CO2. Para que haja a difusão, as bolhas do gás tem que ficar a maior quantidade de tempo possível em contato com a água. No caso do nosso difusor, aconselhamos utilizar uma pedra porosa que aumenta a área de contato do gás com a água, promovendo a máxima taxa de difusão. Podem ser usados também outros métodos de difusão, como por exemplo ligar-se a mangueira à entrada do filtro externo ou usando um difusor do tipo "zigue-zague" que aumenta o tempo de contato das bolhas com a água do aquário.

Dica importante: evitar deixar as garrafas no mesmo nível ou abaixo do nível do aquario, pois pode acontecer de que por diminuição da fermentação a água do aquário retorne a garrafa. Deixar sempre em nivel mais alto.

COMO MONTAR O APARATO:

Material necessário:
-
2 garrafas de refrigerante PET, sendo uma de 2,5l e uma de 1l.
-Mangueirinha
-Cola acrílica do tipo "Super Bonder"
-Tesourinha de unha


Deverá ser feito um furo em uma das tampas com a tesourinha de unha. Não retire a película de borracha que fica pelo lado de dentro da tampa, uma vez que sem ela o CO2 vazará e não conseguirá atingir a pressão necessária dentro da garrafa. Perfure a tampa e vá girando e introduzindo a tesourinha até que se faça um orifício
em que a mangueirinha possa passar apertado.
















furando as tampas uma 1 furo a outra 2.


pronto para o uso.

Encaixe a mangueirinha 1cm através do furo e aplique a cola na junção da mangueira e a tampa. Faça o mesmo pelo lado de dentro da tampa.
Faça dois furos na outra tampa pelo mesmo processo anterior

Em um dos furos cole pelo mesmo processo anterior a mangueirinha que vem da outra tampa, só que dessa vez ao invés de introduzir a mangueira apenas 1cm, introduza cerca de 15cm. No outro furo deverá ser colada uma outra mangueirinha de uns 1,5m que será a mangueira que levará o CO2 para dentro do aquário. Cole pelo mesmo processo introduzindo a outra mangueirinha, apenas 1cm. Abaixo veja como deverá ficar a "peça" após a colagem:


Na ponta da mangueira que se dirige ao aquário coloque um daqueles registros de ar de mangueirinha para que possamos dosar a quantidade de CO2 que entra no aquário, dado que a pressão dentro da garrafa será muito maior nos primeiros dias, depois diminuindo e talvez precisemos controlar. Esse efeito que ocorre nos primeiros dias pode abaixar o Ph do aquário perigosamente, por isso colocamos as torneirinhas, para desprezar parte do CO2 que sai sob pressão da garrafa de acordo com a nossa vontade.

Existem diversos tipos de difusores úteis para aumentar o volume da difusão. O mais comum é que se conecte no final da mangueirinha uma pedra porosa encontrados em lojas do ramo e fim espero que gostem.

Devemos regular a freqüência com que sai o gás carbônico para que se atinja um nível entre 20 e 40 mg/l, suficiente para um um ótimo crescimento das plantas e seguro para os peixes que habitam o aquário. É possível saber a quanto anda essa concentração na água do aquário analisando-se a relação entre o valor da Dureza de carbonatos(dKH) e o Ph da água, informações que podem ser facilmente obtidas através de testes encontrados em lojas de aquário. A tabela a seguir nos fornece essa relação:

Tomando como exemplo: se encontrarmos o Ph da água em 6,8 e ao medir a dureza de carbonatos(dKH) encontramos o valor 6, então pela tabela, a concentração de CO2 na água é de 27 mg/l, um valor que pode ser qualificado como ideal

azul escuro :Muito baixo verde agua: Baixo verde: Suficiente laranja: Alto vermelho: Perigoso


Dureza de Carbonatos (dKH)

Ph


1

2

4

6

8

10

15

20

8,0

0

1

1

2

2

3

4

6

7,9

0

1

1

2

3

4

5

7

7,8

0

1

2

3

4

4

7

9

7,7

1

1

2

3

4

6

8

11

7,6

1

1

3

4

6

7

11

14

7,5

1

2

4

5

7

9

13

18

7,4

1

2

4

7

9

11

17

22

7,3

1

3

6

8

11

14

21

28

7,2

2

4

7

11

14

18

27

36

7,1

2

4

9

13

18

22

34

45

7,0

3

6

11

17

23

28

42

56

6,9

4

7

14

21

28

35

53

71

6,8

4

9

18

27

36

45

67

89

6,7

6

11

22

34

45

56

84

112

6,6

7

14

28

42

57

71

106

141

6,5

9

18

36

53

71

89

133

178

6,4

11

22

45

67

90

112

168

224

6,3

14

28

56

85

113

141

212

282

6,2

18

36

71

107

142

178

266

355

6,1

22

45

89

134

179

224

335

447

6,0

28

56

113

169

225

281

422

563

5,9

35

71

142

213

283

354

531

709

5,8

45

89

178

268

357

446

669

892

5,7

56

112

225

337

449

562

842

1123

5,6

71

141

283

424

566

707

1060

1414

5,5

89

178

356

534

712

890

1335

1780

5,4

112

224

448

672

896

1120

1681

2241

5,3

141

282

564

846

1128

1411

2116

2821

5,2

178

355

710

1065

1421

1776

2664

3552

5,1

224

447

894

1341

1788

2236

3353

4471


*** fim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.